Content
A melhor época para visitar é entre junho e setembro, quando as lagoas estão cheias. Os passeios incluem caminhadas entre dunas, mergulhos em lagoas cristalinas e visitas a comunidades tradicionais da região, como Atins e Queimada dos Britos. Muitos guias são da própria região, e as vivências com alimentação orgânica, agrofloresta e permacultura ganham destaque. Para quem viaja com consciência, a Chapada oferece muito mais do que paisagem, oferece presença. A seguir, estão 15 lugares que mostram a potência do país quando se fala em natureza viva, diversidade e experiências que realmente fazem sentido.
As dunas dos Lençóis Maranhenses e as lagoas de águas cristalinas são o cenário perfeito para qualquer amante do ecoturismo. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é lar de um ecossistema único, formado por mangues, praias, rios, além da fauna e da flora de três biomas brasileiros muito importantes, o amazônico, caatinga e cerrado. A Serra do Cipó, em Minas Gerais, é um refúgio de natureza, cultura e simplicidade. Localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, faz parte do Parque Nacional da Serra do Cipó, que abriga cânions, cachoeiras, rios de águas cristalinas e uma vegetação típica do cerrado.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão)
A Serra da Mantiqueira, com suas montanhas imponentes e paisagens deslumbrantes, é um dos destinos de ecoturismo mais incríveis do Brasil. Entre as cidades encantadoras da região, estão a romântica Campos do Jordão, famosa pela animada Villa Capivari, e a pacata Monte Verde, onde romance e aventura se unem. Rios de águas cristalinas, cachoeiras e trilhas contemplam a bela e preserva Mata Atlântica de Morretes. O Parque Estadual do Ibitipoca é certamente um dos melhores lugares de ecoturismo de Minas Gerais, com destaque para os seus mirantes, grutas, piscinas naturais e cachoeiras.
Fernando de Noronha (PE): um paraíso ecológico protegido
E não podemos deixar de citar as belas cachoeiras de Petrópolis, que não podem ficar de fora de sua viagem pela região. A cerca de 3 horas de Florianópolis, Urubici é um destino que tem atraído cada vez mais a atenção dos brasileiros. Lá você encontra diversos tipos de ecoturismo, como rapel, arvorismo e passeios de canoa. No extremo norte de Roraima, o Monte Roraima é um dos pontos mais altos do Brasil, a cerca de 2734m de altitude.
Parque Nacional das Chapada das Mesas (Maranhão)
Nosso país é repleto de destinos ideais para o ecoturismo, como Bonito (MS), conhecido por suas águas cristalinas e rica biodiversidade; a Chapada Diamantina (BA), com suas paisagens impressionantes; e o Pantanal (MS), considerado um dos maiores biomas do planeta. Localizado a 190 quilômetros de Palmas e considerado um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil, seu acesso torna-se um pouco mais difícil devido às estradas precárias e à sua localização remota. Por isso, recomenda-se visitar o parque apenas sob a supervisão de empresas especializadas, que garantem uma experiência segura e completa.
- Suas formações geológicas únicas, florestas nativas e cachoeiras exuberantes oferecem experiências únicas.
- Esse pequeno paraíso do ecoturismo brasileiro está a apenas duas horas de distância da capital fluminense e é lar do Parque Nacional do Itatiaia, a unidade de conservação mais antiga do país.
- Eleita uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza e Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, faz de Foz do Iguaçu a 2ª cidade mais visitada por turistas estrangeiros no nosso país.
- Os passeios incluem caminhadas entre dunas, mergulhos em lagoas cristalinas e visitas a comunidades tradicionais da região, como Atins e Queimada dos Britos.
A Chapada dos Veadeiros, o Jalapão, a Amazônia e o Vale do Pati estão entre os mais potentes. Cada um oferece paisagens únicas, biodiversidade rica e culturas locais que resistem com sabedoria. Nesse pedacinho de mundo, o tempo desacelera, a mente se acalma e o coração se expande.
Os insetos mais raros do mundo e onde encontrá-los
No Norte, a comunidade Shanenawa (AC) compartilha suas medicinas da floresta, cantos e espiritualidade com profundidade e beleza. No Nordeste, a aldeia Kariri-Xocó (AL) preserva rituais de cura e celebrações que fortalecem o pertencimento cultural de seu povo. Os pantaneiros mantêm um modo de vida tradicional, com alimentação típica, música regional e práticas sustentáveis que respeitam o ritmo da natureza. "O cumprimento desses critérios garante a manutenção. Se relaxar, pode perder a bandeira”, reforçou Leana Bernardi. O acesso até lá é extremamente fácil a partir da cidade de São Paulo, sendo 300 quilômetros de distância. Para chegar à Chapada das Mesas, sua principal “porta” de entrada é o município de Carolina, mas você também tem a opção de ir por Imperatriz, segunda cidade mais importante do Maranhão.
Mambaí possui diversos atrativos naturais com diversas cavernas, torneio de poker cachoeiras e grutas. Não poderíamos deixar de começar pelo município que é referência Internacional de turismo sustentável. Não à toa, Bonito já foi eleita pela 16ª vez o como melhor destino de ecoturismo do Brasil segundo a pesquisa do site Viagem e Turismo.











